Artes & Cultura
Artes & Cultura

Artes & Cultura

Em março e abril, houve bastante treino de canto e também de uma coreografia com maculelê, uma dança e luta afro-brasileira, parte da capoeira, dançada com paus de madeira, que as crianças geralmente adoram.

Nesses dois meses, o canal de desenhos favorito de Mahal, Cute Tea Drawings, publicou vários novos vídeos de como desenhar monstrinhos. Foi uma prática muito agradável, com a presença de mamãe, e também uma forma lúdica de aprender a desenhar e colorir com mais precisão. Mahal tende a ficar frustrado por não conseguir desenhar com a mesma perfeição da desenhista, que usa um aplicativo, e pede constantemente para trocar desenho comigo, pois não gosta dos próprios resultados, enquanto eu tento encorajá-lo, explicando que a beleza da escrita em cursivo e do desenho é justamente que ninguém no mundo tem o mesmo traço que a gente. Mahal sabe o nome de todos os monstrinhos dos desenhos e, ainda que resista a sentar e desenhar, pediu para comprarmos canetinhas e gosta de dar de presente os desenhos, quando prontos, para os amigos de que mais gosta.

Mahal gostou também de passar um pouco de tempo na cozinha, fazendo a própria farofa, que ele adora, aprendendo a fazer ovo mexido com Edimilson, o funcionário que ajuda a vovó, e por fim preparando um bolo para aproveitar as bananas maduras ou ajudando mamãe com o bolo de chocolate do dia do aniversário. Mahal ousou experimentar algumas comidas desconhecidas, mas ainda tem bastante medo de se aventurar com novos sabores.

Os games continuaram a ter um forte apelo, como Roblox, Doors, Super Mario ou Garten of Banban, que inspiraram também a escolha de algumas músicas que ele aprendeu a tocar, muitos dos desenhos que fez e dos canais de YouTube que ele gosta de assistir. Um dos principais canais tem sido do rapper Mussoumano, que faz batalhas de rap com os monstrinhos dos games.

Nos fins de semana, aproveitamos alguns finais de tarde para projetar filmes no telão e assistir em família, comendo pipoca com mel e sal.

Mahal também se diverte com livrinhos de atividades, como descobrir sete diferenças entre dois quadrinhos, achar uma palavra ou uma imagem em meio a outras, descobrir caminhos em labirintos, fazer desenhos complexos ligando pontos, sendo que ficou focado em um desses desenhos por mais de uma hora, o que só acontece com os games ou a memorização das letras.