Agosto, setembro e outubro foram meses de intenso despertar dos idiomas.
Em agosto veio a família da Alemanha. Ainda que não tenha ousado falar muito alemão, Mahal ficou exposto ao idioma por longos períodos.
Em setembro, começou a grande aventura. Em trânsito, nos aviões, hotéis e aeroportos, ele se comunicou com algumas pessoas como, por exemplo, uma chinesa com quem teve a coragem de treinar alguns dos vocábulos que tinha aprendido no Duolingo. Já na França, começou a saber identificar e diferenciar idiomas. Agora sabe quando está ouvindo alemão, italiano, espanhol, francês e mandarim. O contato com pessoas de todas as idades nas ruas, nos parques e praças, como acrobatas, músicos, skaters, criancas, amigos, atendentes, fez com que ele naturalmente experimentasse e tentasse se comunicar em francês.
Com a mamãe, antes de dormir, leu e gostou bastante de vários livrinhos em francês de Monsieur e Madame, oferecidos por um amiguinho francês que está morando no Brasil agora.
Ao mesmos tempo, ficou muito empolgado em alcançar os desafios propostos pelo Duolingo. Em setembro ele tinha que completar 40 desafios, então resolveu voltar a praticar todos os idiomas (francês, alemão, italiano, mandarim, português), sendo que durante um tempo havia se limitado ao francês.
Em outubro, manteve impecavelmente seu “Day Streak” do Duolingo, e continuou abordando algumas pessoas nas praças e nos parques, experimentando com seus conhecimentos de francês e expandindo seu vocabulário. Recebemos nova visita da família alemã e ele continuou se familiarizando ainda mais com o idioma.