Nos meses de agosto, setembro e outubro, português e inglês se firmaram como idiomas de base em meio a tantos novos estímulos e idiomas.
Em agosto, entre a visita da família e amigos da Alemanha e a partida para a França, continuou copiando, salvando e memorizando as letras de músicas de que gosta. Seguiu traduzindo e descobrindo novas palavras em português e inglês no aplicativo Duolingo. Nas leituras com mamãe, todos os dias antes de dormir, e durante a espera nos aeroportos, a caminho de Paris, terminou finalmente a leitura do último livro da coleção do Tintim.
Em setembro, a descoberta do amor por Coci o estimulou a escrever poemas com a ajuda de mamãe. Foi um projeto importante que o manteve envolvido por horas e resultou em três poemas. Escolheu entre palavras e versos que eu sugeri, que soavam melhor para ele e expressavam o que estava sentindo, mas também criou seus próprios versinhos. Resultaram três lindos poemas de amor com desenhos feitos por ele, sendo que depois, com a ajuda de mamãe, transformou dois deles em vídeos com fundo musical num aplicativo de edição de vídeos.
Em outubro, seguiu descobrindo que o inglês é uma língua universal que o ajuda a se comunicar em um país cujo idioma não domina. Graças ao seu domínio e sua fluência, não se sentiu intimidado pela situação e conseguiu abordar várias pessoas nos parques e nas praças e conversar com elas.
Leu dois livros do Sonic com a mamãe, releu os livros do Tintim e do Asterix, e escreveu algumas vezes em seu diário.