Mahal acompanha ocasionalmente as ações voluntárias de plantio com a associação Verdejar d’Ajuda, de que a mãe é co-fundadora, no Parque Central ou no viveiro educador. Não parte espontaneamente dele, mas quando participa acaba se envolvendo e é bastante solícito, quer catar o lixo do parque ou ajudar no plantio de cada muda. Faz anos que ele participa dessas ações e já conhece os outros associados, além de estar familiarizado com as práticas de plantio e a importância da preservação da natureza. Complementamos um pouco com leituras e exercícios sobre ciências em livros didáticos ou documentários.
Ele convive com os animais da casa e compartilha os cuidados dos gatos e cachorros, além de alimentar saguis, jabutis e caranguejos que passam pelo jardim. Ele busca sempre proteger insetos ou outros bichinhos em perigo, já chegou a brigar com crianças que machucam os animais e chorar bastante por causa disso.
Em fevereiro e março fomos duas vezes a uma palestra astronômica oferecida pelo pai de um amiguinho dele e ouvimos sobre as diferenças entre astronomia e astrologia, navegação com o mapa estelar, o núcleo galáctico e o solstício. Ele descobriu lugares e jogos com o óculos de realidade virtual, além dos jogos ROBLOX, que ele adora. Também programou um joguinho com a ajuda do tutorial do Márcio Kobayashi, orientador da Clonlara.